top of page
Dicas de Viagens
O QUE LEVAR
-
A primeira coisa é saber que o menos será mais: o tamanho da mala irá influenciar no peso da moto, aumentar o arrasto e consequentemente o consumo de combustível, desgastando mais os pneus e dificultando as manobras.
-
Faça um checklist dias antes de sua viagem e de preferências monte o seu baú/top case para que nada fique fora.
-
Opte por roupas leves como: material dry fit ou poliamida. Procure levar calças com jeans mais fino e, no caso das mulheres, calças de stretch e materiais mais finos também são muito bem-vindos. Uma blusa apenas, quando se tratar de viagens para lugares mais frios, uma toca e luvas de lã, também ajudam.
-
Capas de chuva sempre são importantes em uma viagem de moto. Nunca se sabe se o tempo vai mudar.
-
Extensores elástico para a moto, eles custam pouco e podem ser bem úteis.
-
Objetos de higiene pessoal. Coloque tudo em um nécessaire, se possível de fácil acesso durante a viagem, caso queira utiliza-los em alguma parada durante o percurso.
-
Meia do tipo dry, elas são encontradas em lojas de artigos para ciclistas. Elas irão ajudar a diminuir a umidade nos pés e, assim, evitar mal cheiro.
-
Protetor solar, não descuidar da sua pele é muito importante. Aplique diariamente em todas as áreas do corpo que não estiverem cobertas por roupa.
-
Protetor labial. Mesmo no calor, ele é um agente importante para hidratação.
-
Revise a moto antes de viajar. Confira se todos os itens da motocicleta estão funcionando corretamente antes de colocar a moto na estrada. É importante checar sistema de iluminação, setas, pneus, freios e o nível de óleo.
-
Nunca dispense os equipamentos de segurança. O piloto deve estar sempre com a vestimenta adequada, com capacete fechado, jaqueta com proteções de coluna, ombro e cotovelos, calça feita de material resistente, botas e luvas. Nos dias de calor, vista uma jaqueta ventilada. Exija da sua garupa o mesmo equipamento.
-
Distribua bem a bagagem na moto. Não concentre tudo na parte de trás. A bagagem colocada atrás do eixo traseiro faz a moto empinar e perder estabilidade, por isso, é preciso distribuir a bagagem no baú e em alforjes laterais bem amarrados.
DICAS DO PILOTO
-
Faça intervalos regulares. O descanso é fundamental ao viajar de moto. Só assim se recupera as condições mais adequadas de concentração e reflexos. A decisão de quando parar e durante quanto tempo é do próprio motociclista, considerando sua condição física, o clima e a situação da estrada em que trafega.
-
Não deixe a garupa dormir. Quando está levando garupa na viagem de moto - o passageiro no assento de trás da moto -, o piloto tem a responsabilidade multiplicada. A garupa não pode dormir e há situações de risco como o momento pós-almoço, quando bate aquela preguiça. Se o piloto sente um peso nas suas costas, o melhor a fazer é parar, esticar as pernas antes de retornar a estrada.
DICAS PARA O(A) GARUPA
-
Equipamento de segurança completo: capacete (opte por capacetes homologados pelos órgãos Oficiais), jaqueta para uso motociclístico (observe o clima e local da viagem), calças apropriadas para motociclismo, botas, luvas e capas de chuva.
-
Postura correta para andar na garupa: moto, piloto e garupa devem estar como um único corpo a bordo da moto, PRINCIPALMENTE nas curvas e freadas, pois, influenciam no equilíbrio e pilotagem. Sente-se confortavelmente apoiando bem os pés na pedaleira, os joelhos sempre juntos ao quadril do piloto nos momentos de freadas e curvas, de forma que fique confortável para você e para o piloto. Segurar-se na cintura do piloto ou na alça traseira, é sempre uma opção para mudança de posição em busca de conforto.
-
Atividades do(a) Garupa: a primeira atividade do(a) garupa é atenção nas atividades do trânsito, podendo ser um excelente copiloto e auxiliar o piloto no quesito segurança, observando, buracos, carros ultrapassando perigosamente, vestígios de óleo na pista, etc. Combine com o seu piloto alguns códigos de comunicação para tais eventos para uma rápida compreensão. Uma outra excelente e possível função é de se tornar o grande fotógrafo(a) da viagem, registrando em fotos e vídeos momentos e paisagens e horizontes inesquecíveis.
-
Subir e descer corretamente: sempre comunique e espere resposta positiva do piloto para subir ou descer da moto. Isso evita sustos e tombamentos por conta de atenção. Evite movimentos bruscos. Para subir na moto, faça como em equitação, pelo lado esquerdo e com sutileza. Para descer use o mesmo lado. Para facilitar, a dica é subir apoiando o pé esquerdo na pedaleira e mãos no ombro do piloto. Depois, contorne a moto com a perna direita e sente. Para descer, apoie novamente as mãos nos ombros do piloto, apoie os dois pés na pedaleira para levantar-se e contorne a perna direita por trás até apoiá-la primeiro no chão e só depois tire o pé esquerdo da pedaleira.
-
Relaxe e aproveite: tomando todos os cuidados listados anteriormente, não há porque ter medo. Na verdade, a dica agora é relaxar e aproveitar esta experiência da melhor forma. Destino traçado, confiança no piloto e câmera de foto na mão.... Boa viagem!
bottom of page